sábado, 19 de novembro de 2011

Relatório do Sebrae aponta expectativa de negócios de mais de 3 milhões de reais


A consolidação da retomada da atividade mineral em Currais Novos teve uma comprovação definitiva no último dia 4 com realização da I Rodada de Negócios do Setor de Minerais. O relatório do Sebrae/RN sobre o evento realizado na CDL Currais Novos aponta uma expectativa de geração de negócios de mais de 3 milhões de reais para os próximos meses.

No total, seis empresas do setor mineral, mais o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, participaram da Rodada como compradoras,na ocasião denominadas empresas âncoras: Susa Indústria e Comércio de Produtos Minerários (extração de minério de ferro, tem sede em Cruzeta e administração em Currais Novos; Crusader do Brasil Ltda (extração de minério de ouro, com sede em Currais Novos, na Mina São Francisco); Bodó Mineração Ltda (extração de minério de tungstênio/scheelita com sede em Bodó); Mineração Ju-Bordeaux Exportação Ltda (extração de granito com sede em Currais Novos); Mineração Currais Novos Ltda (extração de minério de tungstênio com sede em Currais Novos); BP Projetos Ltda (projetos e pesquisas em minério de ouro, caulim e outros em várias localidades do RN e PB e administração em Currais Novos).

Outras 37 empresas e empreendedores individuais de variados segmentos participaram da Rodada oferecendo seus produtos e/ou serviços a essas empresas âncoras. A mistura de sotaques na intensa movimentação durante a Rodada de Negócios na CDL dava sinais de que a pujança econômica de outrora começa a deixar de povoar apenas a lembrança saudosa dos seridoenses e começa a se materializar, contudo, num cenário diferente daqueles anos 60, onde a scheelita ocupava lugar de destaque. Agora ele é composto por multinacionais, projetos agressivos e cifras tão impressionantes quanto a riqueza e variedade mineral do solo seridoense indicada nos relatórios das sondagens geológicas.
Os indianos da SUSA, uma das participantes da Rodada, recentemente assinaram um protocolo de intenções com o Governo do Estado para construção de um porto privado para escoar sua produção de ferro. A perspectiva de exportação inicial é de um milhão de toneladas/ano e de atingir de 3 milhões a 5 milhões de toneladas ano até 2014. Enquanto isso, outra multinacional, a CRUZADER, trabalha para viabilizar seu projeto no Seridó, um investimento de 150 milhões de dólares na mina São Francisco, em Currais Novos, que a transformará numa das maiores extrações de ouro do Brasil.

O gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae/RN, José Eduardo Ribeiro Viana, explica que as rodadas de negócio tem como objetivo criar oportunidades para que as empresas negociem seus produtos e serviços e estabeleçam novas parcerias. “O encontro, ou rodada de negócios, é um instrumento de marketing dinâmico cuja principal ferramenta são reuniões de negócios que colocam em contato direto potenciais compradores e vendedores. Além de negociar seus produtos e serviços, esses empresários podem realizar parcerias, investimentos, transferência de tecnologia e até mesmo fortalecer relações comerciais entre si”, afirmou José Eduardo.

O diretor de patrimônio da CDL Currais Novos, José Pajeú, idealizador da Rodada ressaltou a importância do fato de as mineradoras que estão se instalando no município comprarem o que precisam no próprio município de forma que o dinheiro circule localmente contribuindo com o desenvolvimento. “Essas multinacionais viram que o que eles procuram há disponível na própria cidade e da melhor qualidade. A variedade de empresas ofertantes presentes nesse evento é a prova de que o comércio da cidade é forte e variado e tem todas as condições de atender a demanda por produtos e serviços dessas grandes minerações que aqui estão se instalando. Eles aproveitaram esta oportunidade para mostrar a essas empresas que não deixam nada a desejar para fornecedores de fora”, afirmou Pajeú.

O coordenador de recursos minerais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Fábio Rodamilans, participou da Rodada e afirmou que a intenção do governo do estado é realizar em breve uma feira de negócios do setor mineral. “O sucesso da Rodada de negócios é a prova definitiva de que há demanda para realizar um evento maior e ainda mais abrangente que é a Feira de Negócios do Setor Mineral, em parceria com o Sebrae e a CDL Currais Novos. Nossa proposta é mostrar o potencial mineral de todo o Seridó, mostrar o que está acontecendo também em outras cidades, como, por exemplo, Parelhas”, afirmou Fábio Rodamilans. Já o prefeito Geraldo Gomes, que permaneceu no evento durante toda a tarde, afirmou que vem trabalhando junto com algumas dessas mineradoras na busca de apoio junto ao Governo do Estado a fim de viabilizar projetos de extração que exigem uma maior infraestrutura.


Asessoria de imprensa do Sembrae

 
_____________________

ELDIO LUIZ CORTEZ JUNIOR
RUA WALKER MACEDO,07
Bairro Gilberto Pinhieiro
Fone (84) 34121476
CEL. (84) 9943 8380
CONTADOR CRC -RN 009418





Nenhum comentário:

Postar um comentário