sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Prefeitura e Secretaria de Saúde de Currais Novos, reativa programa de Glaucoma.

 

Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria de Saúde, na manhã desta Quinta-feira (10/11), deu início a 1° etapa de atendimentos aos pacientes com Glaucoma.

Durante todo o dia no Prédio da Secretaria de Saúde de Currais Novos, cerca de 210 pacientes foram atendidos pelo os Profissionais da área .Os pacientes com Glaucoma receberam gratuitamente os colírios fornecidos pela a Prefeitura Municipal, e aqueles que fizeram a avaliação e foram diagnosticados com o Glaucoma, de imediato foram atendidos e já saíram com seus colírios. A 2° etapa será daqui a 90 dias.
O que é o glaucoma e como tratar?



É uma lesão do nervo ótico, responsável por transmitir estímulos luminosos ao cérebro. Causa alteração do campo visual e, consequentemente, cegueira irreversível, se não for tratado em tempo hábil. É uma doença silenciosa, com desenvolvimento lento e imperceptível. Algumas pessoas estão mais propensas a desenvolver a doença. Dentre os grupos de risco estão aquelas com pressão intra-ocular anormalmente elevada, pessoas com mais de 40 anos, com histórico familiar da doença, pessoas da raça negra, diabéticos, míopes, ou que fazem uso prolongado de corticóides, dentre outros.

O tratamento é feito por meio de colírios que podem chegar a custar, em média, de R$ 150. E, de acordo com o tipo, o glaucoma pode exigir uma combinação de outros colírios. Em Porto Seguro, a Prefeitura Municipal aderiu ao Programa Nacional de Atendimento ao Portador do Glaucoma, efetuando o credenciamento da Clinica Oftalmodiagnose, que fará a entrega gratuita do medicamento aos pacientes.

 
A desinformação, as faltas de acesso ao diagnóstico e de recursos para aquisição de tratamento, são o que cega no glaucoma. Iniciativas como que a Prefeitura Municipal de Currais Novos tem ,informam, combatem a doença e ajudam a prevenir novos casos.


Prefeitura Municipal de Currais Novos.

O Caminho é esse.

____________________


ELDIO LUIZ CORTEZ JUNIOR
RUA WALKER MACEDO,07
Bairro Gilberto Pinhieiro
Fone (84) 34121476
CEL. (84) 9943 8380
CONTADOR CRC -RN 009418


Nenhum comentário:

Postar um comentário