quinta-feira, 3 de novembro de 2011



PREFEITURA AMPLIA AÇÕES NO PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil


A prefeitura de Currais Novos vem desde 2009 implantando uma nova sistemática no PETI, que é um programa de transferência direta de renda do Governo Federal para famílias de crianças e/ou adolescentes envolvidos em qualquer situação de trabalho, que gere risco a sua segurança e/ou saúde concede uma bolsa às famílias dessas crianças e adolescentes em substituição à renda que traziam para casa.

O governo repassa, ainda, recursos para que os municípios implantem a "Jornada Ampliada", que oferece para a família e para a criança e adolescente atividades socioeducativas, recreação, esportes e reforço escolar para as crianças no turno complementar ao da escola. Em contrapartida, as famílias têm de matricular seus filhos na escola e fazê-los freqüentar a jornada ampliada.

O PETI atende às diversas situações de trabalho de crianças e adolescentes, com idade inferior a 16 (dezesseis) anos e funciona em Currais Novos no prédio do município em frente ao ginásio de esportes “O Geraldão”.

Entre as ações, podemos citar: apoio aos Fóruns de Erradicação do trabalho Infantil, concessão de Bolsa a Crianças e Adolescentes em Situação de Trabalho e Ações socioeducativas para Crianças e Adolescentes em Situação de Trabalho.
Assim, essas ações são articuladas entre o MDS, Prefeitura e demais responsáveis, havendo ampla participação em atividades conjuntas de enfrentamento ao trabalho infantil.

As famílias em situação de trabalho infantil deverão ter suas informações inseridas no Cadastro Único.

O programa foi implantado no município de Currais Novos em outra administração do prefeito Geraldo Gomes que aproveitou a oportunidade e frisar da importância de manter o projeto da melhor maneira possível, tendo em vista que local da criança é na escola e em projeto como este.



Prefeitura Municipal de Currais Novos
O Caminho é esse.

_________________________ 
ELDIO LUIZ CORTEZ JUNIORRUA WALKER MACEDO,07
Bairro Gilberto Pinhieiro
Fone (84) 34121476
CEL. (84) 9943 8380
CONTADOR CRC -RN 009418

Nenhum comentário:

Postar um comentário