terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Transporte Escolar do Governo do Estado.

IPEM/RN realiza inspeção de recebimento dos transportes escolares para serem entregues pelo Governo do Estado à rede estadual de ensino


Fiscais da Qualidade do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte, IPEM/RN, já começaram o ano com muito trabalho.
Durante toda esta semana os agentes fiscalizadores vão estar realizando a  inspeção de recebimento nos 70 ônibus e 30 microônibus adquiridos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Estadual de Educação, para atender estudantes das cidades da zona rural no inicio do ano letivo 2012.
O trabalho está sendo realizado no pátio do Centro Administrativo e estão sendo vistoriados 44 itens nos ônibus e microônibus que têm capacidade para transportar 59 e 25 alunos respectivamente.

“Com essa inspeção nos principais itens pretendemos oferecer um transporte de qualidade, seguro, eficiente e adequado aos alunos, já que eles são adaptados exclusivamente para o transporte escolar”. Explica o diretor geral do IPEM/RN, Carlson Gomes.

Os veículos são adaptados à zona rural e certificados pelo Inmetro, que elaborou com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação o conjunto de especificações técnicas de cada categoria. Os ônibus terão cor padronizada em todo o país (amarelo e preto).
Entre outras características, devem possuir suspensão do tipo metálica e mais alta que os veículos convencionais para circulação em terrenos acidentados; filtros de ar para o funcionamento do motor em estradas empoeiradas; e pneus de uso misto para uso em estradas de terra e asfalto e em trajetos de curtas e médias distâncias. Aqueles com mecanismo de acessibilidade devem ter plataforma elevatória e espaço reservado para cadeiras de rodas, com o sistema de retenção das cadeiras para o transporte de alunos portadores de necessidades especiais.

“Tudo está sendo inspecionado minuciosamente para garantir toda a segurança necessária aos alunos de acordo com as exigências estabelecidas pelo Inmetro e a previsão é de que esse trabalho termine dentro de aproximadamente 15 dias”. Afirma o agente fiscalizador do IPEM/RN, Evilson Dantas.

Com essa aquisição o Governo do Estado do Rio Grande do Norte está ampliando o Programa de Transporte Escolar do Rio Grande do Norte (PETERN).
Além dos veículos adquiridos pelo Governo do Estado, o Rio Grande do Norte também vai receber 50 ônibus do Ministério da Educação, por meio do Programa Caminho Escola, como uma forma de contra partida do Governo Federal.

Assessoria de Imprensa do IPEM-RN
________________________ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário